O vestido de noiva branco de Mary Stuart

Postado por Staff PRBR

Arquivado em:

A cor dos vestidos usados por noivas no dia de seus casamentos nem sempre foi branco. Tal tradição foi popularizada no século XIX pela Rainha Vitória, da Inglaterra. No entanto Vitória não foi a primeira pessoa, e nem o primeiro membro de uma família real a usar branco no dia de seu casamento.

Documentos de 1406 indicam que a princesa Phillipa, da Inglaterra, teria vestido uma túnica e capa branca no dia de seu casamento com o rei Eric, da Dinamarca.

Mary, rainha dos escoceses, também usou branco no dia de seu casamento com o Delfim da França. Branco, na época, era a cor do luto na França, mas por ser sua cor favorita Mary decidiu usá-la em seu casamento.

Em 1852 Agnes Strickland escreveu sobre o vestido de Mary: “seu vestido era mais branco que lírios, mas tão glorioso em seus detalhes e decorações que seria difícil, senão impossível, que qualquer caneta lhe fizesse justiça. Seu manto real e véu eram de um azul acinzentado em veludo, bordado com pérolas e seda branca. Era de um cumprimento maravilhoso, de 10 metros (ou 12 jardas), coberto de pedras preciosas e carregado por duas de suas damas”.

A escolha de Mary em usar branco em seu casamento também foi para acentuar sua beleza pálida e ruiva. Outro dos motivos foi o de enfatizar sua virgindade ao casar.

Detalhes do vestido de Mary na série.